26/09/2022
Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e Vírus da Leucemia Felina (FELV), ambos são vírus da família Retroviridae, um retrovírus, que não possuem cura, acometem a imunidade dos felinos, porém não são transmitidos aos seres humanos. Gatos com acesso à rua possuem maior chance de serem infectados pelos vírus, por terem contato com outros animais e comportamento de briga, que envolve mordidas e exposição à feridas.
- - O vírus da FELV, afeta as células de defesa do organismo do gato infectado, provocando a destruição dos glóbulos brancos. O animal fica mais susceptível a doenças oportunistas e ao desenvolvimento de tumores. Sua transmissão se dá através de secreções do animal contaminado, como saliva, leite, fezes, mordidas ou pela forma vertical – de mãe para filho (geralmente ocorrendo o aborto espontâneo).
- - O vírus da FIV, tem uma atuação similar ao vírus HIV, ocasionando uma diminuição na imunidade e propiciando infecções secundárias, os quais são atribuídos os principais sintomas. Assim como na FELV, o FIV é transmitido através de mordidas ou feridas do hospedeiro, contato com saliva e sangue.